quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Conservacionismo e Preservacionismo (Mito Moderno da Natureza Intocada - Antônio C. Diegues)


- Conservacionismo x Preservacionismo

O Conservacionismo acredita que é possível haver harmonia entre o homem e a natureza, se usarmos adequadamente os recursos naturais.
Essa idéia veio do engenheiro florestal Gifford Pinchot, ele acreditava que a conservação deveria ser baseada em 3 princípios: O uso dos recursos naturais pela geração presente; a prevenção de desperdícios; e o uso dos recursos naturais para o benefício da maioria dos cidadãos.
O Preservacionismo por sua vez, prega que para não haver destruição da natureza, é preciso a retirada do homem do ambiente. Ele pretende proteger a natureza contra o desenvolvimento moderno, urbano e industrial.
O teórico mais importante do preservacionismo foi John Muir, ele lutava pela criação de parques nacionais, e uma de suas grandes conquistas foi a implantação do Parque Nacional Yosemite (1890).
Um outro autor importante para o Preservacionismo foi Marsh (1801-1882). Marsh afirmava que a terra foi concedida aos homens para usufruto e não para consumo ou degradação, porém o homem se esqueceu disso.
Nos anos 50, os trabalhos de Krutch retornaram os aspectos éticos do preservacionismo americano. Segundo ele, a modificação da natureza era benéfica até o ponto em que não interferisse drasticamente com o ecossistema como um todo.
Tudo na terra tem seu limite, inclusive o progresso humano. (Nash, 1989:73)

Wélica Cristina Duarte

Nenhum comentário: