quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A Internacionalização da Amazônia


A Amazônia é um patrimônio brasileiro, pertence á nossa terra, concordo que o Brasil não vem investindo o quanto é preciso, na Amazônia, mas mesmo assim ela é nossa!
O Brasil, ao longo dos anos, não deu a mínima para questões ambientais, agora que a Amazônia está em jogo, protestos e mais protestos são realizados contra queimadas, e contra a internacionalização dela.
Nós brasileiros, infelizmente não temos muitos argumentos para defender a não-internacionalização da Amazônia, pois o que fazemos é queimar, explorar, desmatar, enquanto deveríamos preservar, para não dar motivos aos EUA para internacionalizá-la.
Para nós protegermos a Amazônia da internacionalização é fundamental que haja controle de extração de madeiras, de pedras preciosas, e metais nobres, proibir e punir a comercialização de animais nativos, evitar a ocupação e exploração das reservas indígenas, e claro, denunciar subornos e ameaças realizadas ao povo da localidade, para contribuírem com essas práticas!
Vários outros países deixaram secar seus rios, não se preocuparam em preservar espécies de animais em extinção, recursos naturais, e hoje querem influenciar nas decisões do Brasil quanto ao nosso maior patrimônio!
Do outro lado; Um dos argumentos que os EUA usam para a internacionalização da Amazônia é que ela é um bem para a humanidade e não pode ser desmatada como está sendo agora, com ela apenas nas nossas mãos. Mas e os arsenais nucleares dos EUA? Assim como disse Cristovam Buarque: "Não é um risco também para a humanidade? Porque não internacionalizar, se os danos causados por eles são muito maiores do que as queimadas provocadas na Amazônia?"
Desta forma, acredito que diante da situação atual do mundo, o mundo todo poderia ser internacionalizado, tratando todas as crianças como patrimônio do mundo, dando-lhes direito á alimentação, educação, inclusão digital, pois elas são o futuro do mundo!
Num mundo internacionalizado, não haveria guerras, pois tudo seria de todos. Os museus seriam propriedade de todos, pois seria a nossa história, o nosso passado, as nossas lembranças!
Mas enquanto isso não acontece, a Amazônia é nossa. Os museus são cada um do seu país, respectivamente, as crianças pobres trabalham enquanto deveriam estudar, e mundo caminha cheio de conflitos e mais conflitos!
Enquanto o mundo não é internacionalizado, todo brasileiro tem de se envolver com assuntos relativos a Amazônia e lutar para que ela seja apenas nossa!

Veja o texto de Cristovam Buarque sobre o assunto : http://www.almacarioca.com.br/cro38.htm

Nenhum comentário: