sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sobre O que é educação (Carlos R. Brandão)


BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense: 2007.

           O livro O que é educação, de Carlos Brandão discute sobre as diversas formas de educação e as diversas maneiras e lugares em que ela acontece.
A partir de uma carta enviada pelos índios norte-americanos aos governantes de Virgínia e Maryland (EUA), recusando a oferta de paz de levar seus jovens para serem educados pelas escolas americanas, o autor desenvolve uma interessante reflexão sobre o entendimento do termo educação.
A obra de Brandão é dividida em dez capítulos, onde ele discorre sobre a história da educação, o surgimento da escola, a esperança na educação, e outros temas relacionados. Segundo o autor, ninguém pode fugir da educação. Todos nós nos envolvemos com ela, seja em qual ambiente estivermos. Ele ainda afirma que não há um modelo único de educação, uma forma universal correta. A educação simplesmente existe entre todos, de diferentes maneiras, sem livros ou professores especialistas, diz-se que sua função é transformar, mas na prática, segundo Brandão, a mesma educação que ensina pode deseducar.
Brandão argumenta que a educação pode ocorrer nos lugares onde não existem escolas e em todo lugar é possível existir redes e estruturas sociais onde se transfere conhecimento, de uma geração a outra. Ele diz que entre os mais simples grupos humanos (entre crianças e adolecentes, entre pais e filhos) existem as trocas socias de conhecimento, e o ensino das normas comportamentais que a sociedade prega.